Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

domingo, 29 de maio de 2011

Podar não é matar

A poda das árvores daria muito que falar. Há muito a dizer sobre os mais variados tipos de poda. Há que destrinçar as árvores de fruto das árvores ornamentais pois os objetivos da poda deverão ser completamente distintos. Se numas queremos valorizar a produção, nas outras já valorizamos a estética.  O problema é quando queremos transformar árvores de fruto em árvores ornamentais e não conseguimos nem uma coisa nem outra. As árvores de fruto foram concebidas para produzir frutos e a necessidade de poda justifica-se aquando da sua formação, para arejamento minimizando pragas e doenças ou até para produzir menos frutos mas com maior tamanho e melhor sabor.

Todo o tipo de podas tem a altura mais indicada para ser realizada. Não podemos podar só porque a determinada altura é que nos lembramos que a copa das árvores nos estava a incomodar. Se não podamos na altura correta estaremos a prejudicar a árvore que já se encontra numa fase de desenvolvimento avançado e não no estado indicado para a poda.

O núcleo de Braga da Quercus tem realizado algumas formações sobre podas de árvores, quer sejam de fruto ou ornamentais. Claro que estas formações, uma vez que têm uma grande componente prática, têm sido realizadas no Outono e no Inverno. Todos os anos as repetem. Estas formações são sempre muito concorridas pelo que, se tiver mesmo interesse em participar, é preciso estar atento ao site da Quercus no início do Outono para fazer a inscrição.

Por esta altura, e uma vez que o tema das podas é mesmo importante, no dia 3 de Junho, pelas 21h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga,  decorrerá uma sessão de esclarecimento intitulada "Podar não é matar",  tendo por orador Paulo Moura, cuja atividade profissional é na área da jardinagem, a convite da Quercus Braga.
Como a entrada é livre, compareça e divulgue!

Sem comentários:

Enviar um comentário