Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A ESPIRAL DE ERVAS DA QUINTA PEDAGÓGICA DE REAL - BRAGA

A observação da natureza é um dos princípios da Permacultura.

Após a oficina de permacultura realizada no dia 9 de Abril, a Quinta de Real, em Braga, já tem uma espiral de ervas aromáticas. Foi construída no âmbito da componente prática desta oficina que se revelou de grande interesse para a iniciação em permacultura.
A forma da floreira em espiral é fruto da tentativa de reprodução de uma das formas que encontramos na natureza. Algumas conchas e fetos têm esta forma. Ao imitar padrões encontrados na natureza estamos a proporcionar harmonia e integração entre o homem e a natureza. A forma em espiral consegue otimizar a produção e a distribuição de energia e do espaço. A grande variedade de plantas consegue cativar um vasto número de insetos e a sua consociação pemite reduzir algumas pragas.
Para manter a humidade e para que ervas espontaneas não apareçam à superfície, é vantajoso colocar um cartão na zona onde vamos construir a espiral. Como o cartão é de origem orgânica será facilmente decomposto e integrado no solo.
Para facilitar a drenagem colocamos brita mas também poderiamos ter colocado argila expandida, pequenas pedras ou restos de telhas partidas. A ideia é sempre reutilizar alguns materiais que tenhámos disponíveis.
De seguida, desenhou-se uma espiral fictícia no cartão  como os tijolos e começou-se a sobrepô-los mantendo a forma. Na cota mais baixa começou-se apenas com um tijolo e foi-se sobrepondo tijolos até à cota mais alta. No final, no interior da espiral ficamos com várias camadas de tijolos perfazendo aproximadamente 1,00 m e na parte exterior apenas uma camada (altura de 1 tijolo). O diâmetro inicial da espiral deverá ser aproximadamente de 1,60 m.


Na cota mais baixa e mais sombria construimos um lago aproveitando um recipiente reciclado, colocado ao nível da terra.
Depois da estrutura estar construída, deve-se colocar composto ou adubo sempre de origem orgânica e preencher o restante com substrato vegetal.
Para escolher as ervas a plantar deve-se ter em consideração as características das mesmas assim como as características em cada zona da espiral.
Na espiral haverá uma zona mais exposta ao sol, uma zona mais sombria, uma zona mais húmida e outra mais seca.
Na zona mais húmida e sombria optamos por plantar hortelãs e manjericão. Na zona mais exposta ao sol, plantamos a alfazema, a santolina e o tomilho.
No final se ficarem alguns espaços por preencher é de toda a importância colocar alguma palha para que o solo não fique descoberto, permitindo também manter os níveis de humidade e protegê-lo das radiações ultravioletas.
Para finalizar, deverá regar-se toda a espiral, cuidado este que deverá ser mantido durante toda a existência da espiral.
 

Algumas das plantas escolhidas para plantar na nossa espiral de ervas:
Hortelã pimenta (Mentha x piperita)
Oregãos (Origanum vulgare)
Manjericão (Ocimum basilicum L.)
Milefólio (Achillea milfolium)
Santolina (Santolina chamaecyparissus)
Salva (Salvia officinalis)
Tomilho vulgar (Thymus vulgaris) 

Sem comentários:

Enviar um comentário