Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fins de semana gastronómicos

Se não sabem o que fazer no Dia do Pai, posso-vos sugerir um bonito passeio pela magnífica Vila de Arcos de Valdevez. É sempre muito agradável passear pelas margens do rio Vez principalmente quando a Primavera está prestes a chegar. Sugiro-vos os dias 19 e 20 de Março porque se irá realizar o  fim de semana gastronómico de Arcos de Valdevez. Este ano o prato a concurso é a carne cachena acompanhada com arroz de feijão tarrestre e broa de milho e para sobremesa os famosos charutos de ovos com laranja do Ermelo. Para beber nada como provar os tão apreciados vinhos verdes engarrafados por produtores dos Arcos.

A broa de milho de Arcos de Valdevez, a laranja do Ermelo (aldeia de Arcos de Valdevez) e o feijão Tarreste, cultivado nas Serras do Soajo e Peneda, são três dos seis produtos portugueses incluídos na Arca do Gosto  da Slow Food,  um catálogo mundial de produtos da terra considerados especiais, pelo seu valor nutritivo, mas que se encontram ameaçados de desaparecer.
O objetivo da Slow Food  é documentar produtos gastronómicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 750 produtos de dezenas de países foram integrados na Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autótones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.
O movimento internacional Slow Food  defende um modo de vida sem pressa, que começa na mesa e procura a difusão do conhecimento, da cultura e das riquezas enogastronómicas, com uma especial preocupação na proteção do património agro-alimentar, a preservação dos conhecimentos rurais e artesanais e a defesa da biodiversidade vegetal e animal.

O projeto Arca do Gosto  integrado no movimento Slow Food  pretende guardar a memória dos alimentos, alguns em risco de desaparecerem. Nesta arca de sabores são catalogados alimentos com uma qualidade gustativa extraordinária, que estejam ligados a comunidades e culturas específicas e que sejam produzidos em pequena escala por produtores artesanais usando métodos agrícolas sustentáveis. Estes produtos são catalogados por uma comissão internacional, constituída por pesquisadores e cientistas. O processo de seleção dos alimentos é monitorizado por especialistas em alimentação em todo o mundo.

http://www.cmav.pt/agenda.php?id=723
www.portoenorte.pt/gastronomia/2011/?p=1218
http://www.slowfoodfoundation.org/pagine/eng/arca/cerca.lasso?-id_pg=36#risultati

Sem comentários:

Enviar um comentário