Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

terça-feira, 8 de março de 2011

Tarte de limão merengada

O que fazer com tantos limões que os limoeiros nos oferecem durante quase todo o ano? Há um infindável número de utilizações possíveis. Com alguns deles resolvi fazer uma tarte.



Ingredientes

Massa:
150g farinha trigo com fermento
100g margarina derretida
50g açucar
1 gema ovo
raspa de 1 limão

Recheio:
250 ml água
3 colheres sopa de amido de milho (tipo maizena)
100g açucar
raspa e sumo de 1 limão
3 gemas

Merengue:
4 claras
2 colheres sopa açucar

Numa tigela juntar a farinha, a margarina, o açucar, a gema de ovo e a raspa do limão. Amassar até formar uma bola homogénea. Untar uma forma de tarte com margarina e forrar com esta massa. Picar toda a massa com um garfo. Levar a tarte ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 10 minutos.

Num tacho junte o amido de milho com a água e misture muito bem com uma vara de arames para não ganhar grumos. Adicione o açucar, a raspa e o sumo de limão. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire, deixe arrefecer um pouco, e incorpore as gemas previamente batidas.

Retire a tarte do forno e espalhe o recheio por cima.

Para preparar o merengue, bata as claras em castelo e, antes de terminar, adicione em chuva o açucar, continuando a bater mais um pouco até ficarem bem firmes.
Com um saco de pasteleiro cubra o recheio com o merengue e leve novamente ao forno durante, aproximadamente, 20 minutos a 180ºC ou até o merengue ficar dourado.

Sem comentários:

Enviar um comentário