Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

domingo, 13 de março de 2011

Sementeiras de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM)

Como já tinha aqui informado num dos primeiros posts,  ontem foi dia de sementeiras de PAM no Parque S. João da Ponte, em Braga, atividade organizada pela Quercus -  núcleo de Braga em parceria com a Câmara Municipal.
O tempo não ajudou muito e a atividade em vez de ter decorrido ao ar livre como estava inicialmente planeado foi realizada na Ludoteca, antiga Estufa Municipal, no mesmo Parque. Só se teve de pegar nas mesas que tinham sido preparadas e levá-las para dentro do edifício.

Para reutilizar materiais, fizemos alguns motes com embalagens de iogurtes agupadas 6 a 6 e coladas com fita cola. Também se reaproveitaram garrafas de água e vasinhos. Depois foi só fazer um furinho no fundo para a imprescindível drenagem.



No fundo de cada recipiente colocou-se argila expandida que além de promover o arejamento radicular das futuras plantulas e de drenar o excesso de água também reduz a quantidade de substrato a colocar em cada vaso.



Ao substrato misturou-se areia de rio numa proporção de, aproximadamente, 1 para 4. Encheram-se os recipientes com este preparado e em cada um colocou-se a semente pretendida.



Havia muitas sementes disponíveis: Coentros (coriandrum sativum), Salsa (petroselinum crispum), Tomilho Bela Luz (thymus mastichina), Cebolinho (allium schoenoprasum), Manjericão (ocimum basilicum), Funcho (foeniculum vulgare), Cidreira (melissa officinalis), Hortelã Pimenta (mentha x piperita) , Hipericão do Gerês (hypericum androsaemum), Hipericão Vulgar (hypericum perforatum) e Santolina (santolina chamaecyparissus).



No final regaram-se todos os vasinhos e motes com um pulverizador. Todos estes recipientes foram colocados num local abrigado e com as condições climatéricas ideais para promover a germinação das sementes, com exceção dos que pudemos trazer para casa com as sementes prediletas.

Sem comentários:

Enviar um comentário