Carpe Diem ou aproveitem o dia

Cada sol que nasce é menos um que vemos nascer. Aproveita cada um deles.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Permacultura


Nem o  próprio criador da permacultura,  Bill Mollison, consegue definir com exatidão o que é a permacultura. Com toda a certeza, pode-se afirmar que permacultura vai muito além da contração das palavras permanente e cultura.
 Apesar de parecer que apenas contempla o campo, pode ser aplicada em qualquer lugar: numa habitação, numa cidade, em quintas e hortas, zonas industriais ou escolas.

Reciclar é um bom exemplo de como ser um permacultor. Reciclar o máximo possível faz sentido. A reciclagem economiza energia, espaço utilizado para aterros e dinheiro. Os produtos orgânicos devem ser compostados corretamente e retornados à terra. Este composto enriquece o solo melhorando a produção. O reaproveitamento de materiais é outro exemplo ao alcance de todos. Latas, potes e garrafas já utilizados podem perfeitamente servir para guardar alimentos, funcionar como vasos e até como elementos decorativos! Pode-se facilmente transformar o pátio inerte e triste de uma escola numa área arborizada. A natureza agradece-nos de imediato ao devolver-nos coloridas borboletas e um encantador chilrear de pássaros. Tudo isto é permacultura! Trabalhar com e para a natureza e nunca contra ela. Já dizia Sepp Holzer: "Não há catástrofes naturais, há sim catástrofes humanas!" 

A Quercus irá realizar uma Oficina sobre Permacultura na Quinta Pedagógica de Braga no próximo dia 9 de Abril. Nesta Oficina irá construir-se uma espiral de ervas. A espiral de ervas é uma construção tridimensional de terra que funcionará como floreira . Este tipo de  estrutura fornece nichos com condições diferentes para várias plantas com exigências diferentes de luz, calor e humidade. A espiral de ervas é um elemento clássico da Permacultura pois interliga vários dos seus princípios.

O site da Quercus tem todas as indicações para as inscrições.
http://www.quercus.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário